Sobre o CADCES


 

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Assessoria de Gestão em Tecnologia da Informação (AGTI), desenvolveu uma nova ferramenta. Trata-se do Cadastro dos Conselhos Municipais de Saúde de Minas Gerais (CADCESMG), que foi apresentado em reunião ordinária do CES, no auditório do Canal Minas Saúde (Rua Sapucaí, 429, bairro Floresta, Belo Horizonte/MG) no dia 15/07/2013.

 

O CADCESMG é um cadastro on-line, único, que deverá ser preenchido por todos os conselhos municipais de Saúde do estado. A partir do cadastramento, a expectativa é a de que sejam reunidas todas as informações para planejar que ações de fortalecimento da gestão participativa na saúde pública.

 

A partir do lançamento, todos os presidentes dos conselhos vão receber, por e-mail, informações de acesso (nome de usuário/login e senha) para dar sequência ao cadastramento na página cadces.saude.mg.gov.br. Aqueles representantes que não receberem os dados ou estiverem com endereços eletrônicos desatualizados deverão procurar o mais rápido possível as secretarias municipais de saúde.

 

Em caso de dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados no CADCESMG, o Conselho Estadual de Saúde estará à disposição para orientações. O telefone é o (31) 3507-7900.

 

Controle social

O Controle Social na Saúde está previsto nas Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990 e é tido como peça indispensável para a construção do SUS. Isto porque é um importante instrumento para inserção da população na gestão da saúde, com foco nos interesses da coletividade.

 

Com o CADCESMG, será possível não só traçar um diagnóstico completo do controle social em Minas Gerais, mas também contribuir para que os municípios tenham conselhos transparentes, atuantes e participativos.